quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Europa 2012

Apesar do nome do blog, dessa vez não estamos acompanhados fisicamente do pudim e da pipoca, que ficaram na casa do vô e da vó. Mas é claro que estamos pensando neles o tempo todo, porque não somos tão desalmados assim, só o suficiente pra deixá-los em casa.

Nossa viagem vai ser um giro de dez dias pela Itália, com uma passadinha em Paris e Londres pra fechar. É nossa primeira viagem pela Europa, e vamos passar correndo pela maioria dos lugares, pra sentir o gostinho e futuramente aprofundar a viagem em regiões mais específicas.

Os vôos foram tranquilos até Milão, mas com cinco horas de diferença de horário só tivemos tempo de ir jantar numa trattoria perto do hotel, com uma salada de rúcula que eu vou tentar reproduzir em casa e massas excelentes. O café daqui nunca vimos tão bom, sei lá eu por que.

No dia seguinte, que podemos considerar o dia 1 da viagem, vimos pela manhã tudo que há para ver de mais interessante em Milão, que são o Duomo, a galeria Vitorio Emanuele II, o Teatro alla Scala (por fora), o castelo Sforzesco e o Arco da Paz. É tudo perto do Duomo, então foi rápido.

Dali fomos pra Lugano, na Suíça, que não tinhamos planejado mas que, como é a uma hora de Milão, deu pra encaixar na tarde, saindo no trem das 3:20.

Lugano é a Suíça Italiana, e o tempo disponível foi sufiente pra conhecer o centro antigo, que é na verdade super moderno, só que com prédios antigos. É fechado para carros, com ruelas estreitas e em declive, com lojas chiques e outras nem tanto e muitos restaurantes. Como é na Suíça, as ruas são absolutamente limpas. O centro termina à margem do lago, onde caminhamos e de onde dá pra ver alguns montes nevados pros lados dos Alpes.

Pra ir da estação de trem até o centro é uma baita descida, e dá pra usar um trem funicular ou descer a pé. Fomos a pé, pra curtir o caminho, e depois voltamos a pé também, porque tinhamos tempo até o último trem pra Milão.

Detalhe para o tabuleiro de xadrez ao lado da parada de ônibus. Tinha uns senhores jogando, mas mais tarde estava vazio, e ninguem tinha roubado as peças ainda.